quinta-feira, 10 de março de 2011

Frutos de Medjugorje

Banda Frutos de Medjugorje
Em 1996 num bairro chamado Piabetá da cidade de Magé, Rio de Janeiro. Os primos João e Jean tiveram a idéia de formar um grupo de pagode o “ copa e cozinha jr “ inspirado no grupo “copa e cozinha “ grupo de seus pais os irmãos Mirim (Arjimiro) e Zezé .
Logo, convidaram alguns amigos , Nosvaldo Souza Jr, o “Junior”, Silvio Machado, Leandro Silva, Hildeblando Junior, Rafael Pires para formarem o “copa e cozinha Jr”. Começaram então os primeiros ensaios, na casa de dona Ângela mãe de Leandro Silva e só  tinham o cavaquinho de João e os baldes de dona Angela, que em pouco tempo ficou sem baldes. Com isso a amizade foi crescendo cada vez mais e mais e mais, neste tempo e esta turma já começava seus primeiros acordos e acordes. Boa parte destes adolescentes do então “copa e cozinha jr”, já tinha iniciado uma caminhada na igreja católica em encontros, retiros, congressos grupo jovem, e o grupo dos coroinhas da paróquia nossa Senhora Aparecida, e o futebol que não podia deixar de dar a sua grande colaboração a turma. Pois toda semana, ás quintas e sábados rolava o “inadiável” futebol da paróquia nossa Senhora Aparecida que reunia jovens de igreja ou não e até alguns dos padres .Alguns do grupo já tinha uma boa formação religiosa,animando e pregando ,ministrando em grupo jovem. Tanto que a principal formação deste começo foram os cursos da escola “santo André” (Prado flores), muito conhecida na época como evangelização 2000 ou nova evangelização, outros da turma estavam bem no começo, porem! Isto só fortaleceu a união dos meninos aventureiros.
De encontros em encontros, retiros e retiros, que participavam fazendo e também já ministrando, deu-lhes uma grande base, justamente daí; dos corações que cada dia mais ia se apaixonando por Jesus surgiu à inspiração maravilhosa de desistir do copa e cozinha e formar então um ministério de musica jovem; e jovem em todos os sentidos, um ministério que se transborda juventude para todas as idades.
Em 1997 no dia 25 de julho aconteceu à primeira reunião e ensaio do grupo um intenso momento de busca, oração e contrição na terra e de festa no céu; esta reunião foi inclusive para começarem a pensar no nome do grupo e também as funções que, até então estavam nada, nada esclarecidas. Depois de mais algumas reuniões o projeto foi levado ao pároco na época, Padre Milton Antonio Mêcabo, que acolheu e motivou a idéia, instruindo-os a buscar pessoas que pudessem nos ajudar; em todos os sentidos  e inclusive um coordenador adulto literalmente, alguém que tivesse mais tempo de caminhada e mais experiência, perfil que exato de quem já fazia isto pela banda e foi grande incentivador deste começo e de sempre Marcelo Augusto; Maria Mercedes muito conhecida como “Maria lata d’água” hoje comunidade canção nova, foi  a madrinha, o padrinho Augusto hoje padre Augusto na diocese de Santo Amaro (SP), Marquinhos do antigo ministério “Canto novo” o atual Com Maria   foi professor de musica de boa parte do grupo e conselheiro também, tanto sobre musica quanto sobre “ser ministro de musica”. Com o apoio destes irmãos o grupo foi crescendo e superando as dificuldades inclusive o despeito dos que diziam que tudo não passa de “oba ! oba !” ; mas porem: “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus “Depois de muitas reuniões (ensaio,estudo bíblico,adoração,futebol,churrasquinhos etc.) o primeiro nome escolhido foi “banda cristo vive “ Se apresentou pela primeira vez em sua paróquia de origem,Nossa Senhora Aparecida ;no grupo jovem da secretaria Marcos uma noite inesquecível,Silvio machado no vocal principal, Flavia Dionizio,Mariza,Josiane e Viviane farias nos vocais, tinham então dois bateristas Rafael pires e Jeferson farias, Hyldeblando no baixo,João Pedro e Junior e Jean Carlos nas guitarras e Leandro Silva nos teclados .
O sonho era tocar na Santíssima Missa  depois de algumas mudanças na formação da banda, chegou o grande momento; a tão sonhada missa do grupo jovem, sábado à noite, amigos, pais, e até parentes que não participavam da igreja estavam presentes sorrindo e torcendo pela turma o atual vocalista da banda Leandro Souza nem fazia diretamente parte do grupo ainda e estava ajudando como acólito (coroinha) nesta primeira missa, do grupo que depois de muitos nomes resolveu se chama  Medjugorje.
Muita luta esforço e alegria sempre foram à marca desta turma, deste Medjugorje que, aonde chegava sempre ouvia comentários como: “nossa! Quando vocês chegaram com essas carinhas de meninos, não dei nada por vocês nem um tostão furado, mas depois de ouvi-los não da pra negar vocês trazem o céu”, a turma estava muito ciente da visão dos homens e da visão de Deus que escolhe os fracos pra confundir os fortes e pro isso seguia em frente mesmo com muitas criticas e apesar dos próprios erros também, seguia em frente aprendendo com os próprios erros, aprendendo a ouvir e dizer. O grande sucesso deste inicio foi a humildade e a coragem de buscar ,sempre,sempre,sempre em todos os sentidos, musical,espiritual,humano;  conhecendo amigos que foram importantíssimos como o grande Jorge Mongó que sempre nos, também o chamado”coração raro”o padrinho Silvio Junior  verdadeiro amigo e paizão da banda ,padre Luiz Melo que tanto os formou pelos congressos e retiros desta caminhada que estava só no começo . No seu quarto aniversario a formação da banda estava muito diferente inclusive o nome passou a se chamar frutos de Medjugorje  que quer dizer frutos da misericórdia, alguns do inicio já haviam saído e formação ficou assim: Jean Carlos (guitarra), João Pedro (teclado), Junior (guitarra), Jeferson farias (bateria), Leandro Silva (percussão), Leandro Souza  , Flavia Dionizio e Viviane Farias, as vozes, o grupo também teve desde o começo até esta época os componentes que faziam parte do grupo na responsabilidade de cuidados extra-musica e intercessão, Maria Aparecida, Ana Carolina, Estela foram os que ficaram mais tempo dentre muitos que caminharam com a banda nesta responsabilidade.
Em 2001 a banda já era muito conhecida no Rio de janeiro, mesmo sem ainda ter gravado, musicas como: Decisão, O Pai te chama, Em nome do Pai e o famoso póróró que fez parte bem do comecinho da carreira, conhecendo amigos como Celina Borges, Haguideni, banda Novo Viver, Cristifidélis, Cosme, Ana do (bar encontro) um dos mais famosos points católicos do Rio, Radio Catedral e outros  . O Padrinho Silvio Junior apresentou a banda a gravadora Genesis,os donos Marcelo Gomes e Marquilene  se encantaram pelo trabalho dando inicio a uma nova caminhada, realizar o sonho do primeiro cd,sonho, que mesmo jovens sabiam que não era o fim, mais sim o meio pra que chegasse mais longe a mensagem que levavam; a Boa Nova(Isaias61, 1).
Muita luta suor, riso, choro, oração e amizade e enfim no dia 11 de maio de 2002 a banda Frutos de Medjugorje lança seu primeiro cd o “Decisão”  musicas que começavam a ganhar muitos corações pelo Brasil todo. Talvez o que mais te levou a ler esta biografia,foi a seguinte pergunta por que o nome frutos de Medjugorje ?  De onde vêm estas “figurinhas”? Com esse jeito todo diferente de ser...
Mas antes de termos este nome e este propósito de levar a Boa Nova, que é Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário